Caminhão Zetros da Mercedes-Benz bate recorde mundial de operação a mais de 6.700 metros de altitude

janeiro 22, 2015 11:39 am

• Caminhão produzido pela Mercedes-Benz Trucks na Alemanha, o recordista Zetros 1833 A, com tração integral 4×4, é um veículo todo terreno com vocação para as mais severas condições de operação fora de estrada e de topografia 

Conquista inédita, ocorrida na Cordilheira dos Andes, foi alcançada pela empresa alemã Extrem Events, em parceria com a Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile e com a Mercedes-Benz Special Trucks

Conquista inédita, ocorrida na Cordilheira dos Andes, foi alcançada pela empresa alemã Extrem Events, em parceria com a Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile e com a Mercedes-Benz Special Trucks

 

Zetros 4x4 em sua expedição off road passando pela Laguna Santarosa

Zetros 4×4 em sua expedição off road passando pela Laguna Santarosa

O caminhão para operações especiais fora de estrada Zetros 1833 A, fabricado pela Mercedes-Benz Special Trucks na Alemanha, bateu um recorde nunca antes alcançado por nenhum outro veículo e, principalmente, por nenhum caminhão. Ele alcançou a altitude impressionante de 6.704 metros, conduzido por uma expedição da empresa alemã Extrem Events, que chegou assim bem próxima do topo do “Ojos del Salado”, o vulcão mais alto do mundo, localizado na região de Atacama, no Norte do Chile. Esta iniciativa contou com a parceria da Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.

O Zetros funcionou plenamente na elevada altitude andina, obtendo um desempenho nunca antes visto em tais condições. Para tanto, o caminhão recebeu uma série de preparações especiais, como a instalação de dois tanques adicionais, um de combustível e outro de água; um terceiro banco na cabina; rodas e pneus mais específicos a esse tipo de operação; e estrutura na traseira da carroçaria com guincho.

Todas as adequações do veículo foram realizadas na Alemanha. O projeto contou com o envolvimento da Mercedes-Benz Special Trucks e de diversas empresas parceiras.

No dia 17 de setembro, em um navio porta-container, o Zetros deixou a Alemanha, chegando, seis semanas depois, a Buenos Aires, na Argentina. De lá, a expedição seguiu para a cidade chilena de Copiapó, passando por aclimatações em Laguna Verde e no deserto do Atacama. No dia 1º de dezembro, a equipe partiu para o “Ojos del Salado”, alcançando o recorde histórico no dia 5 do mesmo mês.

Zetros é um produto da Mercedes-Benz Trucks

O Zetros é um veículo todo terreno que oferece um excelente desempenho nas mais severas condições de operação fora de estrada. Ele se destaca pela integração perfeita dos elementos do seu trem de força comum, assegurando uma condução ágil, segura e de excelente mobilidade nas vias mais acidentadas de qualquer tipo de topografia.

Com rodado simples e tração em todas as rodas, nas configurações 4×4 e 6×6, os caminhões Zetros para aplicações especiais são indicados em setores florestais e de energia, corpo de bombeiros, socorro, operações em áreas remotas e expedições. Além de empresas nas áreas da construção, exploração e mineração, que requerem soluções sob medida.

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.