Helena Deyama finaliza Rally Serra Azul como líder na Marathon 850cc, no Brasileiro de Rally Baja

outubro 23, 2014 3:47 pm
Foram dois dias de disputas no interior paulista - Foto:  David Santos Jr/Webventure

Foram dois dias de disputas no interior paulista – Foto: David Santos Jr/Webventure

Após dois dias de disputas intensas, no último fim de semana 18 e 19, em Itupeva (SP), Helena Deyama fez por merecer e finalizou a prova com a terceira colocação na categoria Marathon 850cc, com o tempo de 3h31m52. O resultado foi tão promissor que a piloto assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, já no seu ano de estreia nos UTVs, categoria esta dominada também pelos homens. A prova somou pontos para quinta etapa do certame nacional das categorias UTVs e Quadriciclos.

Helena acelerou seu UTV Polaris RZR 800 ao longo da exigente Especial de aproximadamente 90 quilômetros, mais um Super Prime de 20 quilômetros. O mesmo trecho cronometrado foi percorrido no sábado e domingo. “A disputa estava muito acirrada entre os UTVs. O trecho era muito seletivo, com navegação difícil, muitas lombas traiçoeiras e diversos desafios de pilotagem. Um erro poderia nos tirar da prova. Por isto, optei ser mais cautelosa no primeiro dia e arriscar mais no segundo”, conta a piloto. “Mas com esta estratégia consegui curtir muito o rali e conquistar os pontos necessários para alcançar o meu objetivo”, destaca.

A piloto (162 pontos) estava determinada a lutar pela liderança, mas a competitividade é grande, pois apenas um ponto a separa dos segundos colocados – dois pilotos estão empatados com 161 pontos. “A categoria está bem disputada. São concorrentes fortes, mas apesar de a disputa estar acirrada por pontos, o legal é que o clima entre os pilotos da categoria é de amizade”, explica Helena.

Líder na categoria Marathon 850cc - Foto:  Fábio Davini/DFotos

Líder na categoria Marathon 850cc – Foto: Fábio Davini/DFotos

Paralelamente a habilidade técnica da piloto, o desempenho do veículo também foi primordial para se chegar ao resultado. “O Polaris RZR 800 continua se mostrando um veículo muito confiável. Apesar do percurso desafiador, todos os carros da categoria suportaram as exigências da prova sem quebras, mesmo entre os pilotos que forçaram mais o equipamento”, conta.

O Rally Serra Azul teve 73 inscritos entre as categorias Motos, Quadriciclos, UTVs, Carros e Caminhões. A prova de dois dias foi válida também pela 12ª etapa do Campeonato Brasileiro Rally Cross Country para Carros e Caminhões.

Helena Deyama com troféu do Rally Serra Azul

Helena Deyama com troféu do Rally Serra Azul

Helena Deyama conta com patrocínio da Polaris e apoio da Luart Studio e Academia Bio Ritmo.

Resultado do Rally das Serras: UTVs

Categoria Marathon 850cc
1) 122 Rodrigo Faiad, 03h28m18
2) 123 André Macedo Corrêa, 03h28m46
3) 116 Helena Deyama, 03h31m52
4) 115 Cesar Herwig, 03h55m47
5) 119 Rodrigo Cordaro, 14h57m21

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2014

Categoria UTVs Marathon 850cc
1) Helena Deyama, 162 pontos
2) Cesar Augusto Herwig, 161
André Macedo Corrêa, 161
4) Rodrigo Cordaro, 113
5) Rodrigo Faiad, 105

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.