Luiz Facco e Humberto Ribeiro sobem ao pódio ao final do Rally dos Sertões

setembro 2, 2014 2:46 pm
Dupla havia vencido a última etapa, mas um acidente mudou o resultado final - Foto: DFotos

Dupla havia vencido a última etapa, mas um acidente mudou o resultado final – Foto: DFotos

Após completar um roteiro de sete etapas, com aproximadamente 2.600 quilômetros entre os estados de Goiás e Minas Gerais, a maior prova off-road do Brasil terminou no último sábado (30), em Belo Horizonte. Pela 11ª vez, a equipe paulista Acelera Siriema cruzou a rampa de chegada com o dever cumprido e Luiz Facco e Humberto Ribeiro subiram ao pódio ao final de mais um desafio. Desta vez, a dupla garantiu o terceiro lugar na Pró Brasil da 22ª edição do Rally dos Sertões.

A bordo da Mitsubishi L200 Triton SR a dupla abriu o rali vencendo o Prólogo – disputado em linha e em percurso de 10 quilômetros – e depois foi a mais rápida em três etapas, incluindo o dia da temida Maratona que não permite apoio mecânico. Chegou a se destacar entre os cinco duplas mais velozes na geral da categoria Carros, em meio as máquinas importadas da competição. Apesar do desempenho exemplar durante a competição, uma penalização logo na primeira etapa, devido a quebra de um sensor do motor, dificultou os atuais Campeões Brasileiros de Rally Cross Country da Pró Brasil de brigar pelo título do Sertões 2014. Facco e Ribeiro foram guerreiros e imprimiram um ritmo forte durante toda a competição, tanto que haviam vencido também a sétima e última etapa (seria o quinto dia de vitória), porém um acidente com um competidor mudou o resultado final – organização resolveu cancelar a parte da Especial, após o trecho deste acidente.

“O rali como um todo teve um contexto diferente das edições anteriores, além de mais curto, teve uma exigência menor de competidores e equipamentos. Mas foi uma prova legal e tivemos importantes vitórias como nas duas etapas que foram maratona e o terceiro lugar foi um excelente resultado, diante do incidente que tivemos no início e nos foi acrescido 2h30 no nosso tempo”, ressalta Facco, piloto bicampeão do Rally dos Sertões, em 2009 e 2010, na categoria Super Production.

Equipe comemora a chegada de mais um Rally dos Sertões, em BH - Foto: Sanderson Pereira/Photo-S

Equipe comemora a chegada de mais um Rally dos Sertões, em BH – Foto: Sanderson Pereira/Photo-S

Segundo o piloto, a avaliação da participação da equipe nesta edição foi positiva, pois mostrou também que o carro evoluiu muito no último ano e que a equipe está cada vez mais estruturada. “Nosso carro está bem competitivo tanto que terminamos posicionados entre os melhores carros brasileiros do grid. Temos uma equipe muito focada e competente e todo este trabalho está refletindo nas nossas conquistas”, explica.

Para Ribeiro, que é de Teresina (Piauí), e completa a segunda temporada na equipe todo o rali deixa um aprendizado. “Infelizmente esta penalização engoliu nossas chances de buscar o título, mas estabelecemos uma meta de sermos agressivos e tentar vencer as demais etapas e tirar parte deste tempo acrescido e, conseguimos, vencemos no final, quarto dias. A equipe é muito profissional e o saldo foi positivo, pois o carro está cada vez mais potente”, afirma o navegador.

Com o fim do Rally dos Sertões, cujas três primeiras etapas somaram pontos para o ranking nacional, a dupla volta a focar no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, onde é uma das ponteiras. Os vencedores da 22ª edição foi a dupla Guiga Spinelli/ Youssef Haddad, na categoria Carros, mas também participaram da competição as categorias Motos, Quadriciclos, UTV´s e Caminhões que totalizaram quase 200 competidores.

Conheçam também a página da equipe no Facebook:http://migre.me/jaI3x e também conheçam o novo site da equipe www.acelerasiriema.com.br

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado da 7ª e última etapa do Rally dos Sertões
Resultado Categoria Pró Brasil (Três primeiros)

1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s
2 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s
3 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 01h04min07s

Carros – Geral (resultado dos 10 melhores da sétima etapa)
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM) 00h52min49s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 00h53min04s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h54min07s
4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 00h55min03s
5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s
6#320 SYLVIO BARROS/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min20s
7 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min26s
8 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s
9 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h59min58s
10 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM – BULL SERTOES) 01h01min17s

Resultado final Rally dos Sertões 2014 – Categoria Pró Brasil (Três primeiros)
1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 18h54min09s
2 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 20h30min32s
3 #310 LUIS FACCO/HUMBERTO PIAUI (ACELERA SIRIEMA) 21h24min40s

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.