Ford Racing Trucks/ Território Motorsport chega a Belo Horizonte como Campeã do Rally dos Sertões

setembro 2, 2014 5:05 pm
Comemoração na rampa de chegada, em Belo Horizonte (MG)

Comemoração na rampa de chegada, em Belo Horizonte (MG)

Líderes de ponta a ponta da 22ª edição do Rally dos Sertões, Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales confirmaram o favoritismo e conquistaram, no último sábado (30), o título de Campeões 2014, nos Caminhões. A bordo do F4000 Território 4×4 o time cruzou a rampa de chegada, em frente á Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com o dever cumprido. Trata-se do oito título consecutivo da equipe, de Tatuí (SP), oficial da Ford Caminhões na competição e o sétimo como campeão de Piano, sexto de Mendes e segundo de Sales.

“Este ano o título tem um sabor diferente, porque decidimos somente alguns dias antes que viríamos para prova, porque a situação está difícil . E viemos para o Sertões com uma equipe super reduzida (seis pessoas) e foi sensacional, porque foi um rali que tive tempo de me divertir e curtir mais a prova e os bastidores”, explicou Piano, que também é chefe de equipe e preparador de carros de competição e, quando vem ao Sertões, sempre tem responsabilidades maiores do que apenas pilotar. Completou 19 participações consecutivas na prova e é um dos recordistas de títulos nos Caminhões.

Invicto, o time venceu o Prólogo e mais seis etapas consecutivas, só não conseguiu acelerar na sétima e última etapa porque a Especial para a categoria Caminhões acabou não sendo disputada. O trio mantinha uma vantagem de mais de 1hora no acumulado e inevitavelmente não comemoraria mais uma vitória. Foram 17h53min10s contabilizados de Especiais contra 18h27min54s do segundo colocado.

Trio comemorou o oitavo titulo da equipe - Foto:

Trio comemorou o oitavo titulo da equipe – Foto:

Mesmo nesta edição a configuração da prova ter tido sete ao invés de dez etapas e aproximadamente 2.600 quilômetros de roteiro – mil a menos que edição do ano passado -, a prova não deu moleza aos competidores. O veterano time mostrou sua experiência e garra do início ao fim e superou as dificuldades do trajeto: logo na primeira etapa o Piano pilotou mais de 100 quilômetros de Especial sem freio, em outra etapa tiveram um pneu furado e mesmo na reta final do rali quando tiveram problemas de ultrapassagem com um adversário da categoria que quase lhes custou o título.

O cearense Mendes, também é veterano na modalidade, com 30 anos de off-road, completou 16 participações no Rally dos Sertões, sendo que todos os seis títulos do Sertões foram conquistados na equipe, ao ado de Piano. “Fizemos o que precisava ser feito, conquistamos mais um título para a equipe. Alguns subestimaram o tamanho do rali, devido ao percurso mais reduzido, mais foram dias difíceis, complicados e, ainda assim, conseguimos passar por todas as adversidades do percurso e vencer invictos. Estamos muito felizes com o resultado e agradeço a Deus por ter permito mais esta vitória”, ressaltou o navegador.

Sales, o mecânico e co-piloto, comemorou seu bicampeonato: “É muito bom ver que nosso trabalho e dedicação foram compensados no final. A parceria com Edu e Solon é sensacional, uma aprendizado e uma lição que vou levar por todo a vida.”

“Foi um Sertões prazeroso com um percurso diversificado e que gostei muito de pilotar. Acredito que um rali de sete dias, se encaixou bem à atual situação, porque talvez não seriam quase 200 competidores participando, o grid poderia ter sido menor se fossem dez dias. No mais, quero agradecer a dedicação dos meus companheiros de equipe e a Ford Caminhões, Cummins, Garrett e aos demais parceiros que acreditaram mais uma vez no potencial do nosso time”, finaliza Piano.

Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada) – 23 a 30 de agosto – , o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Sediaram o rali pela primeira vez: Catalão (GO) e as cidades mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam a prova em outras edições.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4×4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado Acumulado, após sete etapas:
Categoria Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 17h15min42s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 18h27min54s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 20h59min28s

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.