Rally dos Sertões – Duplas aceleram o Can-An Maverick pelo título do UTVs

agosto 29, 2014 7:53 pm
André Sawaya e Eduardo Costa no Rally dos Sertões 2014 Foto: Gustavo Epifânio/Webventure

André Sawaya e Eduardo Costa no Rally dos Sertões 2014
Foto: Gustavo Epifânio/Webventure

A disputa da categoria para UTVs reserva fortes emoções na sétima e última etapa do Rally dos Sertões, marcada para este sábado entre Diamantina e Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 331 quilômetros (125 de especiais). As principais candidatas ao título são duas duplas a bordo do Can-Am Maverick. André Sawaya e Eduardo Costa, de São Paulo, lideram a classe com pouco mais de meia hora de vantagem sobre Vinícius Mota e Rafael Shimuk, do Maranhão, de acordo com os resultados extra-oficiais.

A sexta etapa, realizada nesta sexta-feira, ainda foi disputada em formato Maratona, que não permite auxílio mecânico externo durante a prova. O percurso em laço teve base na cidade mineira de Diamantina com 204 km, sendo 178 de trechos cronometrados. André Sawaya e Eduardo Costa tiveram imprevistos e terminaram o dia em nono lugar, mas mantiveram a ponta da tabela. “Faltando 30 km para o final da especial, um tronco entortou a barra de direção e perdemos uns 10 minutos para fazer o reparo. De qualquer forma, conseguimos sobreviver até o final e continuamos com boas chances de título”, avaliou o piloto paulista, que é iniciante em competições a bordo de um UTV.

“Já corri de moto e de carro, inclusive no Sertões, mas esta é a segunda prova que faço de UTV. Competimos com o Can-Am Maverick praticamente original e o veículo é muito bom, aguentou todos os desafios. Temos pouco mais de meia hora de vantagem e amanhã vamos fazer uma tocada segura, já que estamos com tudo na mão para conquistar o título”, continuou Sawaya.

Vinícius Mota e Rafael Shimuk no Rally dos Sertões 2014 Foto: Victor Eleuterio/Webventure

Vinícius Mota e Rafael Shimuk no Rally dos Sertões 2014
Foto: Victor Eleuterio/Webventure

Vinícius Mota e Rafael Shimuk assumiram a vice-liderança após o terceiro lugar na etapa do dia e têm estratégia parecida para a final. “Estamos bem tranquilos para fazer uma etapa conservadora, para no mínimo garantir a segunda colocação”, comentou Mota, que é estreante no Sertões. “Estou muito feliz com o desempenho e com o veículo, que é praticamente original. Conseguimos acertar o ritmo nos últimos dias e poupar o equipamento nos momentos certos”, acrescentou o maranhense.

As duplas Deninho Casarini/Eduardo Shiga e Carlo Collet/Marcos Lara foram sexta e sétima colocadas nesta penúltima etapa, respectivamente, sendo que Rodrigo Varela/João Arena e Bruno Sperancini/Lourival Roldan não completaram. Entre os quadriciclos, Gabriel Varela subiu uma posição, do quarto para o terceiro lugar, no ranking da categoria. O piloto acelera o Can-Am Renegade e foi o terceiro mais rápido do dia (resultados extra-oficiais).

O Rally dos Sertões 2014 também inclui motos, carros e caminhões e soma pontos para o Campeonato Mundial e para o Brasileiro da modalidade. A prova é formada por mais de 2.500 quilômetros no total, sendo cerca de 1.400 km de trechos cronometrados (acesse o roteiro completo).

Resultados extra-oficiais – Rally dos Sertões 2014
6ª Etapa – UTVs
1º – JOSE HELIO / EDMILSON CAMARGO JR. – 2:48:45
3º – VINICIUS MOTA / RAFAEL SHIMUK – 2:54:09 – Can-Am Maverick
6º – DENISIO FILHO / EDUARDO SHIGA – 3:01:11 – Can-Am Maverick
7º – CARLO COLLET / MARCOS LARA – 3:01:36 – Can-Am Maverick
9º – ANDRE SAWAYA / EDUARDO COSTA – 3:02:41 – Can-Am Maverick

6ª Etapa – Quadriciclos
1º – RAFAL SONIK – 2:43:04
3º – GABRIEL VARELA – 2:50:21 – Can-Am Renegade

Resultados acumulados – UTVs
1º – ANDRE SAWAYA / EDUARDO COSTA – 19:50:44 – Can-Am Maverick
2º – VINICIUS MOTA / RAFAEL SHIMUK – 20:23:17 – Can-Am Maverick
5º – RODRIGO VARELA / JOAO HENRIQUE ARENA – 21:17:07 – Can-Am Maverick
7º – CARLO COLLET / MARCOS LARA – 22:59:41 – Can-Am Maverick
9º – BRUNO SPERANCINI / LOURIVAL ROLDAN – 23:22:11 – Can-Am Maverick
13º – DENINHO CASARINI / EDUARDO SHIGA – 36:09:20 – Can-Am Maverick
19º – LUCAS BARROSO / LAURO SOBREIRA – 43:22:38 – Can-Am Maverick

Resultados acumulados – Quadriciclos
1º – ROBERT NAHAS – 18:43:53
3º – GABRIEL VARELA – 19:42:11 – Can-Am Renegade

Programação – Rally dos Sertões 2014
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG) / Belo Horizonte (MG)

Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.