Paraibuna junta companheiros para desbravar região

agosto 18, 2014 5:42 pm
O passeio contou com mais de 60 jipeiros

O passeio contou com mais de 60 jipeiros

Juntando os apaixonados pelo Off Road, os amigos Antonio Sergio da Costa, Fernando Castilho e Júlio Flores montaram um belo passeio de jeep pelo Morro dos Remédios em Paraibuna/SP. No dia 26 de julho, o comboio iniciou a aventura bem cedo e só terminou quando já anoitecia.

As atrações começaram com o “encontro das águas”, antiga aproximação dos rios Paraibuna e Paraitinga, formando o rio Paraíba do Sul. Depois veio o Mercado Municipal com o intuito de experimentar o pastel do Manezinho. Já na sequência de tirar o fôlego era chegado o Portão do Cemitério, Morro dos Remédios, Portal da Usina Hidrelétrica de Paraibuna e ainda um tempo para o almoço de confraternização no Pesqueiro Mandizeiro. Cerca de 60 amigos estiveram presentes.

O início já contou com a apresentação do engenheiro José Alves sobre o movimento das águas da região. Depois veio o mercadão construído em 1887 e repleto de histórias, além, claro de guloseimas. Depois do cemitério chegou a hora da trilha com torno de 20 km de ida e 17 km de volta até o Morro dos Remédios, um dos pontos mais altos de Paraibuna. A vista era linda e repleta de momentos marcantes.

Ainda houve a passagem pela grande hidrelétrica, outro ponto cheio de cenas históricas. Pra fechar, nada melhor que um belo peixe, ou melhor, diversos. Porém, nem tudo é festa, com tanta discussão em cima do assunto da falta d’água vem à tona o fim do encontro de alguns dos rios da região. Para tal surgiu o Movimento Nascentes do Paraíba que deu início aos Diálogos Nascentes do Paraíba, no Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, objetivando a definição da localidade onde nascia o Rio Paraíba do Sul para criação de uma unidade de conservação, denominada “Parque das Nascentes do Rio Paraíba do Sul” e de uma Área de Vivencia Ecológica (AVE). Com busca por melhorias e obviamente sede de 4×4, os amigos já pensam nas próximas trilhas.

Jipeiros e jipeiras que marcaram presença no passeio off road

Jipeiros e jipeiras que marcaram presença no passeio off road

 

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.