Quadriciclos e motos terão rastreamento em tempo real no Rally dos Sertões

agosto 6, 2014 7:53 pm
Dispositivo usa a tecnologia GPRS e envia informações a cada 30 segundos  - Foto: Ricardo Leizer/Webventure

Dispositivo usa a tecnologia GPRS e envia informações a cada 30 segundos – Foto: Ricardo Leizer/Webventure

 

Uma boa notícia para os fãs do Rally dos Sertões. Na edição 2014 do maior rally do Brasil, as motos e quadriciclos contarão com um sistema de rastreamento GPRS em tempo real. Todos os 57 veículos das duas categorias, que fazem parte do calendário do Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), terão o dispositivo instalado e serão rastreados ‘ao vivo’ desde a largada em Goiânia (GO) no dia 24, até a chegada em Belho Horizonte (MG), no dia 30. O dispositivo será utilizado apenas nas duas modalidades em 2014, mas deverá ser implantado em todos os veículos no próximo ano.

O dispositivo funciona com a tecnologia GPRS e depende da rede de telefonia móvel para enviar os dados de latitude, longitude e velocidade de deslocamento para uma central, além de outras informações, que são tratadas e disponibilizadas na internet através da central de rastreamento que pode ser acessada no website da empresa (www.4rastreamento.com.br). “Com o dispositivo é possível acompanhar os pilotos da mesma maneira que a empresa de rastreamento pode acompanhar sua frota de veículos, porém nas competições, a quantidade de posições enviadas é 4x maior que no rastreamento convencional a fim de se ter uma análise de desempenho mais detalhada, durante e depois das competições. Conforme o veículo desloca, o aparelho envia o sinal a cada 30 segundos para a central, que atualiza automaticamente a posição de determinado veículo no mapa”, explica Flávio Nogueira, Diretor Geral da Four Rastreamento, que é a empresa responsável por gerir os dados.

Como depende da rede móvel, o dispositivo pode ficar algum tempo sem sinal e, assim, não enviar as informações em tempo real se o sinal da operadora estiver ausente em algum trecho por onde os competidores passarem. Porém, assim que o sinal for captado novamente, os dados armazenados no dispositivo são enviados automaticamente para a central. Durante a conferência da planilha do Rally dos Sertões 2014, o Diretor Técnico da Dunas Race Eduardo Sachs utilizou o dispositivo no veículo durante todo o percurso e o resultado foi animador, com poucos trechos sem emitir sinal.

Para a responsável do Departamento de Competições da Dunas Race, Sabrina Proença, é importante testar novas alternativas para o Rally dos Sertões. “Sabemos que o rali não é uma prova fácil de acompanhar e que a comunicação não é tão fácil. O dispositivo pode ajudar o fã que quer estar mais perto da competição, a imprensa em busca de novas pautas, as equipes de apoio e as famílias dos competidores e principalmente a organização e a equipe médica. É uma medida que irá contribuir para aumentar a segurança da prova e que será testada em escala menor neste ano”, avalia Sabrina.

O equipamento não terá papel de fiscalização durante a prova. Para isso continuam sendo utilizados os sistemas Rastro e SDF, que é equipamento obrigatório para todos os competidores.

 

A programação do Rally dos Sertões 2014:

23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)

24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)

25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)

26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)

27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)

28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA

29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Confira a lista de inscritos (extraoficial):
http://www.sertoes.com/ListaExtraOficial_2014.html

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.