Rally Transcatarina: prova aprovada pela equipe do Rio de Janeiro

agosto 2, 2014 8:32 pm

A lama apimentou o rali - Foto: Doni Castilho/DFotos

A lama apimentou o rali – Foto: Doni Castilho/DFotos

No sábado, 26/07, os competidores se despediram do 6º Rally Transcatarina. Ricardo Barra e Vanderlei Hirt, equipe Niterói Rally Team, cumpriram as três etapas desta aventura, que teve um total de 800 quilômetros. Com foco na disputa, as 158 duplas divididas nas categorias Super Máster, Graduados, Jeep, Júnior, Adventure e Passeio largaram da cidade de Fraiburgo rumo a Jaraguá do Sul, SC.

 A Niterói Rally Team, que pela segunda vez participou do Rally Transcatarina, impressionou-se com o nível de competitividade. “O grid é bastante qualificado, e as equipes possuem praticamente o mesmo nível técnico, disputando o pódio em igualdade”, ressaltou o piloto Ricardo Barra.

 Os off-roaders enfrentaram chuva, lama, temperaturas baixas, poeria, terreno de terra batida, cascalho e alguns trechos de erosões, além de adentraram por propriedades particulares de reflorestamento de pinus, cultivo de maças e passagem pela serra do mar, onde a velocidade testou a precisão e habilidade de pilotos e navegadores.

 “A nossa participação na edição 2014 foi muito proveitosa para testarmos algumas estratégias de navegação, aprimorar a pilotagem em terrenos com baixa aderência e melhorar o entrosamento da equipe. Como residimos em cidades que estão bastante distantes, a oportunidade de passar alguns dias competindo e convivendo o dia todo melhora muito o afinamento da dupla”, destacou.

 Na empreitada o desafio foi completo. “Demos um passo muito grande e definitivo para o crescimento da equipe, estivemos medindo forças com as melhores equipes do País e foi possível perceber com o desenvolvimento do certame que já estamos lutando de igual para igual com elas. O melhor exemplo foi a nona etapa que ficamos em terceiro lugar com pequena diferença para o primeiro em um percurso com alto grau de dificuldade de navegação e pilotagem”, declarou o piloto.

 Ricardo e Vanderlei somaram 115 pontos, e garantiram a 13ª colocação na classificação final pela categoria Super Máster. “Tivemos um pneu furado na 7ª etapa que tirou a nossas possibilidades de brigar por um pódio no terceiro dia, bem como, a de ficar entre os dez mais bem colocados da competição. A adaptação com o tipo e as condições do terreno também representou um fator que dificultou uma melhor performance. O evento foi muito bem organizado dentro e fora da pista e a SC Racing merece os parabéns pela qualidade do trabalho apresentado”, declarou o navegador Vanderlei Hirt.

Ricardo Barra e Vander Hirt - Foto: Luciano Santos/SigCom

Ricardo Barra e Vander Hirt – Foto: Luciano Santos/SigCom

 A equipe contou com o Mitsubishi Pajero Full, número 21, que correspondeu às expectativas para o estilo de competição. “O carro apresentou uma excelente performance e estamos muito satisfeitos com a escolha que fizemos pela Mitsubishi, uma carro valente, robusto e capaz de atender as exigências extremas de uma competição como esta. Agora é revisar e deixar pronto para o nosso próximo desafio”, garante Barra.

 Ao concluir o 6º Rally Transcatarina, Barra e Hirt entendem que fica lançado o desafio para 2015, ou seja, reunir as experiências e aprendizados adquiridos e retornar no próximo ano, com a mesma garra e determinação em busca de resultados ainda melhores. “Apesar de não obtermos o resultado que almejávamos, terminamos esta competição felizes com a nossa crescente performance dentro do certame, nos sentimos prontos e bem melhor preparados para enfrentarmos os novos desafios que estão por vir, podem apostar nisso!”, encerrou Ricardo Barra.


 Competir e manter o ritmo

 No próximo final de semana, dias 2 e 3 de agosto, Ricardo Barra e Vandelei Hirt disputam o Ibitipoca Off Road, em Conceição do Ibitipoca (MG) e, neste ano, a edição é especial, pois o evento comemora 25 anos. Ricardo já disputou cinco vezes esta prova do rali de regularidade, inclusive consagrou-se campeão em 2007.

 “Com esta formação será a primeira disputa da equipe. É uma prova muito tradicional no calendário Off Road na região sudeste e reúne grandes nomes do off road nacional, principalmente na categoria Motos (como Dario Júlio). A participação nesta prova será muito importante para consolidarmos o entrosamento adquirido durante o Transcatarina além de manter a equipe em atividade visando o restante da temporada 2014. Entraremos na disputa confiantes que podemos buscar um bom resultado tendo em vista a evolução apresentada ao longo do Transcatarina”, encerrou Ricardo Barra.

  Já no dia 23 de agosto, participam da quarta etapa do Mitsubishi Motorsports, na cidade de Uberlândia/MG. E, a última etapa da Copa Brasil de Regularidade, o Rally Estado de São Paulo, organizado pelo SC Racing, está marcada entre os dias 30 de outubro a 1o. de novembro.

 A equipe Niterói Rally Team conta com o patrocínio Cerveja Itaipava e Natsu – Mitsubishi Niterói. Mais informações: www.niteroirallyteam.com.br.

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.