Disputam o Rally de Barretos neste final de semana

julho 16, 2014 8:04 pm
Alain Dubois com o protótipo SAT Racing 001 Foto:  Gustavo Epifânio/FotoArena

Alain Dubois com o protótipo SAT Racing 001 Foto: Gustavo Epifânio/FotoArena

Alain e Jérémy, pai e filho, radicados em Taubaté/SP, participam de prova no interior paulista e testam protótipo experimental da equipe

A 8ª edição do Rallymakers de Barretos marca neste final de semana, dias 19 e 20, a quarta etapa do calendário de competições dos campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Cross Country no país. O evento que reunirá as categorias motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, tem presença confirmada dos pilotos da Equipe SAT Racing, Jérémy Dubois que competirá na categoria quadriciclos (KTM 525 XC) e Alain Jean-Marie Dubois na categoria UTV experimental (protótipo SAT Racing 001).

Em busca de novos desafios, será a segunda participação de Alain que disputou nos anos de 2009 e 2010 em categoria quadriciclo. Já Jérémy esteve em 2010 e 2011 na prova, que possui alto nível de exigência, sendo considerada uma das melhores e mais disputadas do país. O Parque de Apoio das equipes será no Parque do Peão, localizado no km 428 da Rodovia Brigadeiro Faria, em Barretos, onde acontece toda a programação de largada, chegada, Prólogo, Super Prime e premiação.

Jérémy explica que as características do Rallymakers de Barretos aumentam a expectativa para a disputa. “Vejo a prova como uma das melhores que já participei e do calendário. Bem organizada, com ótimas condições para as equipes se instalarem, e com característica especial, tem um formato que acredito ser o melhor para nosso esporte. Ainda, considero que são muito importantes para nós pilotos, o Prólogo e o Super Prime, com a presença do público, que pode assistir a prova, e assim conhecer mais o rali, e nossos patrocinadores”, disse o piloto.

Jérémy Debóis nos quadriciclos em Barretos - Foto: Gustavo Epifânio/FotoArena

Jérémy Debóis nos quadriciclos em Barretos – Foto: Gustavo Epifânio/FotoArena

Em sua sexta temporada em provas de rali, Jérémy diz que ainda tem muito a aprender, mas aposta em bons resultados e quer ficar entre os cinco primeiros na temporada 2014. “O último rali que participamos foi em Porto Belo, Rota SC, há pouco mais de um mês e isto vai fazer a diferença, estamos aquecidos para o Rally de Barretos. Inicialmente a intenção é de chegar entre os cinco primeiros e marcar pontos para o campeonato”, enfatizou o piloto de 30 anos, nascido no norte da França, em Wattrelos e radicado em Taubaté, interior paulista.

Segundo o piloto Jérémy, para alcançar este objetivo, a estratégia será poupar o veículo durante o rali que será dividido em duas provas, uma no sábado e outra no domingo, com uma especial (trecho cronometrado) de 140 quilômetros, em cada dia. “Em todas as provas do ano, tenho adotado uma pilotagem conservadora e, portanto, mais segura. Sabemos que encontraremos trechos travados, com subida e descidas, pedras, cascalho, lombadas e travessias de riachos. Um roteiro bem completo,” enfatizou.

Projeto Novo

Alain Jean-Marie Dubois, pai de Jérémy, está otimista para a competição. “Estamos com um novo projeto, um veículo UTV preparado pela nossa equipe, a SAT Racing. Para a etapa a expectativa é de continuar os testes em provas do protótipo para aperfeiçoá-lo, para poder criar um modelo realmente feito para o rali, demonstrando que é possível andar com um projeto brasileiro, com segurança e relação custo/performance mais baixo abrir uma nova categoria com apoio e aprovação da CBM”, contou o piloto de 52 anos.

A empresa SAT Racing

Além dos protótipos que estão sendo desenvolvidos para as provas dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja, a empresa SAT RACING, com sede na cidade de Taubaté/SP, está homologada desde 2011 pela FIA para poder fabricar tanques de combustível na norma FT3-1999, é a única empresa de América Latina a ser homologada FIA FT3-1999. Entre os clientes, estão grandes equipes e nomes do automobilismo nacional como a Stock Car e Campeonato Brasileiro de Turismo(através da JL), Jean Azevedo (antiga equipe Brasil Dakar), Mitsubishi Brasil, Equipe MEM, Vedacit X-Rally, entre outros.

A equipe SAT Racing conta com o patrocínio da Circuit Equipment, Buffalo, Pronal e SAT.
Programação do 7º Cross Country Rallymakers Barretos:

19 de julho – Sábado
8h – Abertura da pista de prólogo para o reconhecimento a pé
9h – Encerramento do reconhecimento
9h30 – Prólogo Carros/Caminhões
10h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
12h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h30 – Previsão de largada motos na Especial Indoor
18h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h – Evento Promocional

20de julho – Domingo
8h – Largada da primeira moto na Prova Especial (140 km + 39 km de deslocamentos)*
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial (140 km SS + 39 km deslocamentos)*
12h – Início do Super Prime para Motos/Quadris/UTVs seguido de premiação
13h30 – Início do Super Prime para Carros e Caminhões seguido de premiação
15h30 – Cerimonial de encerramento

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2014:

01 Etapa – Ilha Comprida/SP – 29 e 30 de março
02 Etapa – Rally Cuesta/SP – 16, 17 e 18 de Maio
03 Etapa – Rota SC /Porto Belo – 14 e 15 de Junho
04 Etapa – Barretos/SP – 19 e 20 de Julho
05 Etapa – Bandeirantes/SP – 04 e 05 de Outubro
06 Etapa – Rota Sudeste/ SP – 14, 15 e 16 de Novembro
07 Etapa – Rally dos Amigos/ SP – 13 e 14 de Dezembro

Mais informações da equipe:
Facebook: SAT Racing e Jeremy Dubois ATV

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.