JEEP® E MOPAR REVELAM SEIS NOVOS CONCEITOS PARA O 47º MOAB EASTER JEEP SAFARI

julho 11, 2014 11:50 am

 Jeep and  Mopar vehicles for the 47th annual Moab Easter Jeep Safari in Moab, Utah

Tradicional evento de entusiastas do fora-de-estrada nos Estados Unidos é palco para a exibição de modelos únicos, customizados com itens do portfólio da linha Jeep Performance Parts, criada pela divisão off-road da Mopar

As marcas Jeep® e Mopar se uniram mais uma vez para apresentar um leque de veículos extremos na 47ª edição do Easter Jeep Safari, em Moab, Utah, Anual, esse encontro reúne milhares de amantes do fora-de-estrada dispostos a passar uma semana curtindo algumas das mais famosas e desafiadoras trilhas dos Estados Unidos.

“Os entusiastas do off-road se surpreenderão positivamente pela variedade de modelos da Jeep que iremos levar para o Easter Jeep Safari deste ano”, disse Mike Manley, presidente e CEO da marca Jeep. “Nós vamos para esse evento extremamente popular em Moab todos os anos para demonstrar os veículos de produção atuais da Jeep, além de novas ideias de personalização e preparação. Assim, nos conectamos com nossos clientes mais leais e recebemos um enorme retorno deles.”

A Jeep e a Mopar despejaram peças e acessórios de produção e experimentais da Jeep Performance Parts na coleção deste ano de veículos conceituais. Essa linha de produtos é especificamente desenhada, produzida e testada para atender as especificações da Jeep de capacidade 4×4, qualidade e versatilidade que ajudam a transformar carros de produção em veículos ainda mais capazes para a prática do fora-de-estrada.

“Nós criamos nosso novo portfólio da Jeep Performance Parts para os fanáticos por Jeep e off-road extremo”, disse Pietro Gorlier, presidente e CEO da Mopar, a marca de serviços, peças e atendimento ao cliente do Chrysler Group LLC. “Os donos de Jeep apaixonados por customização, desempenho e personalização terão um longo cardápio para fazer suas escolhas.”

Desde 2002, a Jeep e a Mopar vêm trabalhando juntas para criar, até o momento, quase 40 veículos conceituais únicos, exclusivamente para o deleite dos entusiastas que participam do Easter Jeep Safari.

Jeep Grand Cherokee Trailhawk Concept

Terceiro Grand Cherokee criado para o Easter Jeep Safari desde 2011

Terceiro Grand Cherokee criado para o Easter Jeep Safari desde 2011

O recentemente apresentado Jeep Grand Cherokee EcoDiesel V6 ganhou instantaneamente o apreço dos off-roaders na América do Norte – vale lembrar que o motor dessa versão é o mesmo que acaba de ser lançado no Brasil. Nessa nova encarnação do conceito Trailhawk, os designers da Jeep desenvolveram o Grand Cherokee mais radical de todos os tempos. Impulsionado pelo limpo e eficiente propulsor EcoDiesel, esse exemplar do SUV mais premiado da história tem montanhas de torque em baixas rotações para superar qualquer obstáculo. E com os enormes pneus off-road de 35 polegadas, não há dúvida sobre o potencial em qualquer terreno.

Terceiro Grand Cherokee criado para o Easter Jeep Safari desde 2011, o novo conceito Trailhawk tem pneus Mickey Thompson de 35 polegadas montados em rodas de alumínio de 17 polegadas do Wrangler Rubicon. As caixas de rodas são mais amplas, com molduras especiais nos para-lamas, placas de proteção inferiores na frente e atrás, dois ganchos traseiros para reboque e protetores para o fundo da carroceria da Mopar.

Toques especiais de design incluem o capô do Grand Cherokee SRT, modificações na dianteira e na traseira     para aumentar a distância para o solo, grade frontal preta, teto em preto fosco e com racks exclusivos. A carroceria é pintada em um tom vibrante de laranja, não metálico, que ajuda a chamar atenção para as caixas de rodas maiores e para os pneus off-road.

O interior do Jeep Grand Cherokee Trailhawk Concept é valorizado com dois itens da Mopar: tapetes especiais e proteção para o assoalho do porta-malas.

Jeep Wrangler Mopar Recon

O Jeep Wrangler Mopar Recon conta com vários itens externos da Mopar

O Jeep Wrangler Mopar Recon conta com vários itens externos da Mopar

O Jeep Wrangler Mopar Recon exibe exterior cinza e uma “pequena” força extra com o motor HEMI V8 de 6,4 litros da Mopar. Com 478 cv, ele é combinado a uma transmissão automática de cinco marchas e a eixos dianteiro e traseiro Dana 60, com relação final 4,10. Os eixos são elevados em 11 cm por um kit experimental e têm, em suas pontas, rodas forjadas com travas para os pneus, de 39 polegadas.

O Jeep Wrangler Mopar Recon conta com vários itens externos da Mopar, como: meia-portas dianteiras e traseiras, kit de janelas, para-choques off-road Stinger, guincho Warn, para-lamas com vão livre ampliado, protetores laterais inferiores, capô do Jeep Wrangler Rubicon 10th Anniversary, faróis experimentais de LEDs, capota de lona, suporte móvel de estepe, protetores das lanternas, tampa do tanque de gasolina com trava e um emblema da Jeep Performance Parts.

Por dentro, o Jeep Wrangler Mopar Recon exibe uma boa lista de acessórios Mopar, que engloba tapetes especiais, protetores de soleira pretos, caixa porta-objetos com trava sob o assoalho, para-sóis laterais, alças de apoio, além de revestimento dos bancos feito de cobertores da Marinha dos EUA e material de camuflagem da Marinha.

Jeep Wrangler Stitch

Entre os diferenciais de estilo estão o para-brisa cortado em 5 cm na altura, a capota de vinil amarela, os bancos de couro pretos do SRT Viper, faróis de LEDs, parte do painel e conchas dos bancos com pintura amarela e o já mencionado capô de fibra de vidro

Entre os diferenciais de estilo estão o para-brisa cortado em 5 cm na altura, a capota de vinil amarela, os bancos de couro pretos do SRT Viper, faróis de LEDs, parte do painel e conchas dos bancos com pintura amarela e o já mencionado capô de fibra de vidro

Um dos conceitos do Easter Jeep Safari mais apreciados até hoje é o “peso-pena” Pork Chop, apresentado em 2011. Para o Safari deste ano, a Jeep criou um sucessor dele, o Jeep Wrangler Stitch. Baseado no Wrangler Rubicon 2013, o Stitch foi aliviado para pesar apenas 1.350 kg, dando a ele uma relação peso-potência similar à do Jeep Grand Cherokee SRT.

Os designers da Jeep cortaram peso de todo lugar possível: chassi, eixos, carroceria e interior. O sistema de áudio e todos os componentes do ar-condicionado foram removidos. Os bancos dianteiros são os mesmos do novo SRT Viper 2013 e os traseiros foram dispensados. Partes da carroceria foram cortadas, as portas removidas e o capô é exclusivo, de fibra de carbono, baseado no do Jeep Wrangler 10th Anniversary Rubicon. A gaiola interna original deu lugar a uma de cromo-molibdênio, e os braços inferiores de controle Full-Traction, assoalho e tanque de gasolina passaram a ser de alumínio.

O hardware off-road consiste de entrada de ar frio Mopar, kit de escapamento Mopar, pneus Mickey Thompson de 35 polegadas, rodas superleves de alumínio de 17 polegadas, eixos especiais DynaTrac Pro Rock 44 com relação 4,88 e blocantes ARB na frente e atrás, amortecedores King com batentes pneumáticos e cardãs Tom Woods.

Entre os diferenciais de estilo estão o para-brisa cortado em 5 cm na altura, a capota de vinil amarela, os bancos de couro pretos do SRT Viper, faróis de LEDs, parte do painel e conchas dos bancos com pintura amarela e o já mencionado capô de fibra de vidro. Os painéis de carroceria pretos são envolvidos com um exclusivo tecido arquitetural que esconde alguns cortes e mostra outros.

Jeep Wrangler Sand Trooper II from Mopar

O interior recebeu monitor para câmera de ré, tapetes especiais da Mopar, protetores de soleira pretos, porta-objetos embaixo dos bancos e no console central, caixa porta-objetos com trava sob o assoalho, caixa porta-objetos no porta-malas, para-sóis laterais, alças de apoio e bancos de couro

O interior recebeu monitor para câmera de ré, tapetes especiais da Mopar, protetores de soleira pretos, porta-objetos embaixo dos bancos e no console central, caixa porta-objetos com trava sob o assoalho, caixa porta-objetos no porta-malas, para-sóis laterais, alças de apoio e bancos de couro

Depois do sucesso da estreia do Sand Trooper no SEMA 2012, a Mopar elevou o nível com o Sand Trooper II feito para Moab. O Sand Trooper II é impulsionado pelo lendário HEMI V8 de 5,7 litros, que entrega 380 cv de potência e 55 mkgf de torque. A transmissão automática de cinco marchas repassa a força do HEMI para eixos dianteiro e traseiro portantes Mopar para aumentar a distância do solo. Rodas forjadas, da Jeep Performance Parts, com travas para os pneus, de 40 polegadas, dão ao Sand Trooper um ar de agressividade.

Os toques externos da Mopar incluem a grade em preto acetinado, travas de capô, kits de janelas e meia-portas, para-choques menores “Shorty”, próprios para off-road, guincho Warn, para-lamas cortados Mopar, protetores laterais inferiores, capô ventilado, faróis e luzes off-road com LEDs, suporte móvel de estepe do Rubicon 10th Anniversary, preparação para engate de reboque, protetores de lanternas e tampa do tanque pretos e o emblema Jeep Performance Parts.

Jeep Wrangler Flattop

Por dentro, há revestimento de couro Katzkin, toques em tom de cobre nos aros do volante, saídas de ar e alça de apoio do passageiro e tapetes especiais Mopar

Por dentro, há revestimento de couro Katzkin, toques em tom de cobre nos aros do volante, saídas de ar e alça de apoio do passageiro e tapetes especiais Mopar

O Jeep Wrangler Flattop é um paradoxo. O estilo e refinamento externo e interno mascaram completamente a fenomenal capacidade off-road. Os designers da Jeep tiveram cuidado especial para dar ao Wrangler Flattop uma aparência premium por dentro e por fora, mas colocaram alguns dos equipamentos off-road mais radicais disponíveis.

Pintada em tom de ocre metálico com toques em marrom e cobre, a carroceria tem como maior diferencial a capota rígida em peça única, sem janelas. A capota e o para-brisa foram cortados em 5 cm na altura e a coluna B foi removida, criando uma enorme abertura, da frente à traseira. As dobradiças das portas e capô, ganchos de reboque, fendas da grade e molduras dos faróis são pintados em um tom de cobre, enquanto o adesivo no capô, para-choques, estribos laterais e retrovisores externos são marrons. Os para-chqoues são versões customizadas da versão Wrangler Rubicon 10th Anniversary, bem como o capô. Completam as melhorias externas extensões dos para-lamas, faróis, lanternas e luzes laterais de LEDs, guincho Warn Zeon e suporte de estepe TeraFlex.

Por baixo do refinado visual do Flattop se encontram equipamentos para off-road pesado, como entrada de ar frio Mopar, kit de escapamento Mopar, rodas de alumínio com pneus Mickey Thompson de 37 polegadas, eixo dianteiro DynaTrac Pro Rock 44 e traseiro Dana 60, ambos com blocantes a ar ARB, barras estabilizadoras TeraFlex e braços de controle Full-Traction. Todo esse hardware é arrematado com amortecedores King com batentes pneumáticos.

Jeep Wrangler Slim

Wrangler Slim incluem kit experimental de elevação da suspensão de 5 cm e entrada de ar frio Mopar

Wrangler Slim incluem kit experimental de elevação da suspensão de 5 cm e entrada de ar frio Mopar

O Jeep Wrangler Slim oferece o máximo de desempenho, graças à redução significativa de peso, apesar de manter a capota rígida e as portas originais. Movido pelo Pentastar V6 de 3,6 litros, o Jeep Wrangler Slim tem eixo antipatinamento com relação 3:73. Com rodas forjadas de 17 polegadas da Jeep Performance Parts, com travas de pneus, o modelo exibe o para-choque da versão 10th Anniversary Rubicon, que complementa o para-choque traseiro, o mais leve que a Mopar oferece. O Jeep Wrangler Slim também conta com protetores laterais inferiores mais leves, grade e adesivo na cor preta, faróis de LEDs, tampa do tanque com trava e pneus Rubicon.

A cor preta domina a cabine, que tem capas de couro para os bancos e rádio de faixa do cidadão (CB), além de tapetes especiais Mopar e forração no teto.

Os itens da linha Jeep Performance Parts no Jeep Wrangler Slim incluem kit experimental de elevação da suspensão de 5 cm e entrada de ar frio Mopar.

Print Friendly
Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.