Transparaná: vinte anos de sucesso

janeiro 24, 2014 5:47 pm

Categoria Adventure na edição 2013 - Pilatus 4x4/DivulgaçãoCom 62 equipes inscritas, o Tranparaná bate recorde de participantes este ano, quando completa 20 anos de história. O maior rali de regularidade das Américas acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro e terá aproximadamente 1.500 quilômetros de percurso, que é mais desafiador que a edição anterior, com 70% de trilhas inéditas aos competidores.

A largada será em Foz do Iguaçu e contará com etapas em Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Ponta Grossa, Curitiba, encerrando com etapa e premiação em Guaratuba. Inscrições permanecem abertas pelo site www.transparana.com.br.

Fernando Neumann, diretor da categoria Adventure do Transparaná, explica que o recorde de inscritos e o sucesso da categoria é resultado de um trabalho direcionado. “A cada ano mais carros 4×4 são colocados no mercado, e o que enxergamos é a possibilidade de proporcionar a esses proprietários o uso deste veículo em condições adversas que explorem o turismo no Paraná. Passamos tanto pelo urbano como rural, contemplamos paisagens, aventura e adrenalina em atividades de lazer como tirolesa, arvorismo e cachoeiras”, esclarece Neumann.

Rone Branco, que já foi vice-campeão do Transparaná, participa pela sexta vez, na categoria Master. “É uma prova única, sem comparação. É para poucos, uma semana de rally em que desafios vão surgindo e não existe margem para erros, é dedicação do começo ao fim”, avalia o piloto de Curitiba, terá Enedir Junior, de Chapeço/SC, na navegação a bordo do veículo Troller e contam com patrocínio da Trevauto 4×4, Atturo Pneus, Filtros Ml, Camppina Vidros.

Wilson Batista, 54 anos, fará sua quarta participação e terá seu filho, Robson Batista (34), como piloto. “Marcante para qualquer apaixonado por off-road”, conta. “Prova mais técnica com ótimo nível de organização e segurança. Como estamos mudando de categoria, esperamos “beliscar” o pódio em algumas etapas”, diz o piloto curitibano inscrito na Graduados, com o veículo Mitsubishi Pajero (SAMA Minerações Associadas, Pesadão Transportes, Blumenauense Refeições Coletivas, Hospital IPO).

História

O maior rali de regularidade das Américas teve início na década de 90, com jipeiros do Jeep Clube de Curitiba. A ideia só foi colocada em prática em 1994, quando iniciaram os preparativos para a realização do evento. O primeiro Transparaná partiu de Londrina, no norte do Estado, e seguiu ao litoral paranaense, percorrendo de 680 quilômetros de extensão. Oitenta e oito veículos participaram do evento, que teve a participação de Wilson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1 e irmão de Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria internacional.

O Transparaná faz a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná e passa pelos “caminhos históricos”, antes percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios e jesuítas. Assim, tornou-se uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros.

O Transparaná Troller 2014 tem como patrocínio Ouro a Troller, Prata a Acassius Gráfica e Dispauto Auto Peças, Bronze a Trilha Eurocar, Ekron Off Road, Off Shox Amortecedores Especiais, Mamute Off Road, Itaipu Binacional, Klein e apoio do Recanto Thermas & Resort Park Hotel, Secretaria do Turismo do Paraná, Barracão do Jeep, Santa Paula Hotel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Jeep Club 4×4 de Foz do Iguaçu. Supervisão da Confederação Paranaense de Automobilismo, realização do Jeep Club de Curitiba e do Mundo Nav.

Mais informações www.transparana.com.br.

Programação do Transparaná Troller 2014

24 de janeiro, sexta-feira
14h às 20h – Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

25 de janeiro, sábado
09h às 14h – Verificação técnica e administrativa em Foz do Iguaçu (PR)
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

19h – Largada Promocional pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Saída: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500
21h – Coquetel Abertura Transparaná 2014
Local: Itaipu Binacional

26 de janeiro, domingo
09h – Abertura do Parque Fechado
09h45 – Fechamento Parque Fechado
10h – Super Prime – ao vivo pela TV Educativa
Local: Terminal Turístico Três Lagoas
Final da Avenida João Riccieri Maran, s/n – Três Lagoas – Foz do Iguaçu/PR
12h – Resultado oficial Super Prime
18h – Briefing Geral e 1º dia prova
Local: Recanto Thermas & Resort Park Hotel
Av. Costa e Silva, 3500

Etapa 1 – 27 de janeiro, segunda-feira
Foz do Iguaçu a Cascavel (PR)

Etapa 2 – 28 de janeiro, terça-feira
Cascavel a Campo Mourão (PR)

Etapa 3 – 29 de janeiro, quarta-feira
Campo Mourão a Ivaiporã (PR)

Etapa 4 – 30 de janeiro, quinta-feira

Etapa 5 – 31 de janeiro, sexta-feira
Ponta Grossa a Curitiba (PR)

Etapa 6 – 01 de fevereiro, sábado
Curitiba a Guaratuba (PR)

Hotel Oficial em Foz do Iguaçu:
RECANTO CATARATAS Thermas, Resort & Convention
Av. Costa e Silva, 3500
Foz do Iguaçu/ PR – 85863-000
reservas@recantocataratasresort.com.br
www.recantocataratasresort.com.br
Fone:+55 (45) 2102 3000
Reservas:+55 (45) 2102 3033 | 0800 707 2400

Assessoria de Imprensa do Transparaná Troller 2014:
SIG Comunicação: +55 (11) 99972-6966
Silvana Grezzana Santos | Helena Matta | Luciano Santos
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

 

Print Friendly


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Jornal Mais Offroad. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e serão removidos.